terça-feira, 30 de julho de 2013

ADOLESCENTES ADULTOS

Sinônimo de conclusão de uma etapa da vida e muita vezes glamour na festa: a formatura. Na colação de grau, muita gente feliz! Alguns choram de tanta alegria, outros não vêem a hora de beber como se o mundo fosse acabar. E sim, para muitos destes pequenos adultos, eles vão chegar próximo ao fim do mundo: entrar no injusto mercado de trabalho.

Depois de cinco anos ou mais estudando, você com diploma na mão sai em busca de emprego. A boa notícia é que é fácil encontrar, a má é que na maioria das vezes o salário é uma merda. Em algumas áreas na realidade, você nem encontra  vagas e quando encontra, primeira coisa que você vê é o salário e depois os pré requisitos.
  • SALÁRIO 8 MIL
  • Idade mínima 23 anos;
  • Experiência de 20 anos;
  • Mestrado e doutorado na área;
  • PHD aceitável;
  • Fluência em inglês, espanhol, francês, italiano e mandarim.

Salário lindo! O problema é você se encaixar nestas exigências. E tem outra coisa: você tem pressa. Afinal seus pais ficaram doidos de repente. Há um mês atrás eles pagavam sua faculdade, sua moradia, alimentação, tudo que você precisava para viver. Hoje, você mora de favor na casa deles porque para os velhos, já é hora de você se mandar. Afinal, você já se formou, já pode ganhar dinheiro, ser auto suficiente e ainda ajudá-los nas despesas da casa. 

Ah, e se você explicar que o mercado está difícil, não se espante se seu pai se comparar com você:

- Na sua idade eu já morava sozinho.

É provável que na idade dele, ele já tinha você e seus irmãos. O mercado era outro. Se ele tivesse graduação então: rico! Naquela época, ensino superior já era um diferencial. E os imóveis eram cerca de 100% mais barato. E você responde: 

- Que bom que você tinha minha idade há 50 anos atrás. Desafio você a viver com a minha idade hoje!

Em síntese, situações incomparáveis. 

E se você for mulher e explicar para alguém que você quer sair da casa dos seus pais, é bem provável que você ouça:

- Porque você não se casa?

Oi!? Como se casar fosse a solução de todos os problemas. Você casa, mora com seu marido e viverá de suspiros. Quem fala isso geralmente se esquece de alguns detalhes.

Depois que me graduei já fui em muitas outras formaturas. E sempre me pego no meu pensamento sarcástico para os formandos: é melhor vocês não comemorarem!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Tenho!!! Sempre posto umas coisinhas!!! E o seu? Você tinha um, ainda tem? Me passa o link!

      Excluir